A edição publicada em dezembro 2024 da revista Îandé – Ciências e Humanidades traz um artigo de coautoria da integrante do Territorial Mariana Ohara com Leonardo Trivellato e Gustavo Arruda, que discute Comunicação ascendente e território usado: a Rede de Comunicadores Indígenas Wayuri.
Resumo: A compreensão da comunicação como direito humano deve considerar as dinâmicas territoriais como elemento importante na análise das redes e sistemas que permitem a circulação das informações. Não se pode dissociar o conteúdo técnico do conteúdo social dos objetos que compõem as redes de informação. Nesse sentido, a apresentação, sistematização e análise do funcionamento da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas do Alto do Rio Negro-AM, que é construída a partir de redes de reciprocidade numa estrutura de baixo para cima – na chamada comunicação ascendente – para produzir e disseminar informação, propõe a indissociabilidade da produção do sentido da materialidade construída, das relações sociais e da configuração territorial em si – pelo direito à comunicação dos povos originários. Essa rede evidencia outras perspectivas de organização da produção de informação em novas centralidades “descentralizadas” dos grandes centros e próximas à pluralidade de formas de vida, por uma distribuição territorialmente mais igualitária.
A Îandé é uma revista voltada a publicar trabalhos de estudantes de graduação nas áreas de Ciências Humanas e Humanidades. É um projeto de melhoria do ensino de graduação do Bacharelado em Ciências e Humanidades, da UFABC. Acesse a edição v. 8, n. 1, 2024 na íntegra.